Mês de Vacinação dos Povos Indígenas tem início em Banzaê com mobilização histórica

Notícia - Segunda-feira, 28 de Abril de 2025


Mês de Vacinação dos Povos Indígenas tem início em Banzaê com mobilização histórica

Mês de Vacinação dos Povos Indígenas tem início em Banzaê com mobilização histórica

 

Começou oficialmente o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI), uma mobilização nacional em defesa da saúde e da vida dos povos originários. A Aldeia Cajazeira, da Comunidade Kiriri, no município de Banzaê (BA), foi o ponto de partida dessa importante iniciativa, que faz parte da Semana de Vacinação das Américas (SVA), promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).
 
O MVPI é uma ação anual que leva imunização a centenas de comunidades indígenas em todo o Brasil. Em 2024, mais de 50 mil indígenas receberam doses de vacinas. Para este ano, a meta é ainda mais ambiciosa: alcançar 72 mil pessoas, com a aplicação de quase 100 mil vacinas em 960 aldeias de norte a sul do país.
 
Até o dia 23 de maio, os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) estarão envolvidos em ações estratégicas, que visam ampliar o acesso à saúde, garantir mais equidade e fortalecer o cuidado com as populações indígenas.
A cerimônia de abertura foi marcada por um forte simbolismo e representou a união entre os povos indígenas, os profissionais de saúde e toda a sociedade em torno de um objetivo comum: promover a vida com dignidade, respeito e atenção plena às especificidades culturais dos povos originários.
 
O evento também foi um momento de reconhecimento e valorização das lideranças indígenas, que seguem firmes na luta por direitos e pela preservação de seus saberes e tradições.
 
O MVPI reforça o compromisso coletivo com uma saúde mais inclusiva, diversa e respeitosa. Seguimos juntos, com firmeza e amor pelas raízes que sustentam a identidade do nosso país.
 
Confira as vacinas disponibilizadas  
Hepatite A e B;
Penta (DTP/Hib/Hep B);
Pneumocócica 10 valente;
VIP (Vacina Inativada Poliomielite);
VRH (Vacina Rotavírus Humano);
Meningocócica C (conjugada);
Febre amarela;
Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba);
Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela);
DTP (tríplice bacteriana);
BCG;
HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano);
Influenza; e
Covid-19;
Varicela (monovalente)
Meningocócica ACWY (MenACWY – Conjugada); e
Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23)

 

FOTOS DO EVENTO 

SAIBA MAIS 

Prefeitura Municipal


Banzaê