Mês de Vacinação dos Povos Indígenas tem início em Banzaê com mobilização histórica
Começou oficialmente o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI), uma mobilização nacional em defesa da saúde e da vida dos povos originários. A Aldeia Cajazeira, da Comunidade Kiriri, no município de Banzaê (BA), foi o ponto de partida dessa importante iniciativa, que faz parte da Semana de Vacinação das Américas (SVA), promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).
O MVPI é uma ação anual que leva imunização a centenas de comunidades indígenas em todo o Brasil. Em 2024, mais de 50 mil indígenas receberam doses de vacinas. Para este ano, a meta é ainda mais ambiciosa: alcançar 72 mil pessoas, com a aplicação de quase 100 mil vacinas em 960 aldeias de norte a sul do país.
Até o dia 23 de maio, os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) estarão envolvidos em ações estratégicas, que visam ampliar o acesso à saúde, garantir mais equidade e fortalecer o cuidado com as populações indígenas.
A cerimônia de abertura foi marcada por um forte simbolismo e representou a união entre os povos indígenas, os profissionais de saúde e toda a sociedade em torno de um objetivo comum: promover a vida com dignidade, respeito e atenção plena às especificidades culturais dos povos originários.
O evento também foi um momento de reconhecimento e valorização das lideranças indígenas, que seguem firmes na luta por direitos e pela preservação de seus saberes e tradições.
O MVPI reforça o compromisso coletivo com uma saúde mais inclusiva, diversa e respeitosa. Seguimos juntos, com firmeza e amor pelas raízes que sustentam a identidade do nosso país.
Confira as vacinas disponibilizadas
Hepatite A e B;
Penta (DTP/Hib/Hep B);
Pneumocócica 10 valente;
VIP (Vacina Inativada Poliomielite);
VRH (Vacina Rotavírus Humano);
Meningocócica C (conjugada);
Febre amarela;
Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba);
Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela);
DTP (tríplice bacteriana);
BCG;
HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano);
Influenza; e
Covid-19;
Varicela (monovalente)
Meningocócica ACWY (MenACWY – Conjugada); e
Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23)
FOTOS DO EVENTO
SAIBA MAIS
Prefeitura Municipal
Banzaê